Portais da Cidade

Notcias na 25 de maro

Listando: 21 25 de 1515
Avião do futuro poderá fazer viagem de SP à China em 4 horas

A promessa da statup Destinus é reduzir a duração das viagens comerciais


Avião promete levar passageiras de SP à China em 4 horas
Foto: Divulgação

As viagens de avião para Ásia ou para Europa, partindo do Brasil, costumam ser longas e, às vezes, com escalas que deixam tudo ainda mais cansativo. Mas isso parece estar prestes a mudar com a proposta da startup Destinus.

A empresa, com sede na Suíça, está desenvolvendo um avião que promete fazer um voo entre São Paulo e Xangai, na China, em 4 horas e 15 minutos - hoje, a viagem dura cerca de 22 horas.

A ideia do Destinus é criar um voo movido a hidrogênio ( combustível verde) a cinco vezes a velocidade do som ( hipersônico), reduzindo a duração do voo para menos de um quarto das atuais viagens aéreas comerciais.

Martina Löfqvist, gerente de desenvolvimento de negócios da empresa, disse à CNN que enquanto outros concorrentes importantes no campo, como o Boom Supersonic, estão “focando mais no desenvolvimento das maquetes e na compreensão de como funciona e tentando fazer com que essas aeronaves pilotadas funcionem, estamos indo diretamente para os voos autônomos”.

Avião hipersônico
Os primeiros dois protótipos fizeram voos de teste bem-sucedidos e estão prestes a começar a testar voos movidos a hidrogênio. Já o terceiro protótipo, Destinus 3, deve fazer seu voo inaugural até o final do ano.

Segundo a empresa, a expectativa é que na próxima década seja lançada a primeira aeronave de menor porte para cerca de 25 passageiros. Agora, um avião comercial terá que esperar um pouco mais: ele está previsto para 2040.

Isso também dependerá da a aviação movida a hidrogênio, que ainda está engatinhando no mundo, com motores a jato de hidrogênio ainda para entrar em uso comercial.

A Airbus, por exemplo, está desenvolvendo um motor a jato de hidrogênio que deverá ser testado em voo em 2026.

(Fonte: Redação Byte) - 10/05/2023
Cientistas da USP identificam moléculas capazes de frear inflamação por covid

Uma equipe descobriu que, ao bloquear a ligação de um peptídeo chamado C5a em seu receptor celular (a proteína C5aR1), a inflamação por covid-19 é reduzida

Em estudo publicado no periódico The Journal of Clinical Investigation no último dia 27, cientistas da Universidade de São Paulo (USP) descreveram uma nova classe de moléculas capaz de frear a inflamação da forma grave de covid-19. Para chegar a essa descoberta, a equipe conduziu experimentos em roedores.

A equipe descobriu que, ao bloquear a ligação de um peptídeo chamado C5a em seu receptor celular (a proteína C5aR1), a inflamação é reduzida. Segundo os próprios pesquisadores, apesar de o C5a ter um papel pró-inflamatório importante, atua um mediador que, se bloqueado, não compromete a resposta imune.

Os autores do artigo reiteram que o C5 está presente no plasma sanguíneo e integra o chamado sistema do complemento, que é parte da resposta imune responsável por formar as proteínas que induzem uma série de respostas inflamatórias destinadas a combater a infecção.

Quando ocorre uma inflamação, o peptídeo é ativado (tornando-se a molécula C5a) e passa a ter função pró-inflamatória. "Esse aumento da produção de C5a está ligado a uma série de doenças inflamatórias, como sepse, artrite reumatoide, doença inflamatória do intestino, lúpus, psoríase e também a lesão pulmonar observada em casos graves de covid-19", explicam os autores.


Foto: Abdelrahman_El-masry/Envato / Canaltech
No novo estudo, os camundongos envolvidos apresentaram melhora da inflamação. A equipe também demonstrou que, ao bloquear esse sistema, o controle da infecção não é alterado.

"Quando o anticorpo se liga à molécula de C5a, ele impede a ação no receptor. Isso significa que os testes clínicos estão trabalhando na mesma via que estamos estudando, sinal de que estamos no caminho certo", estimam os pesquisadores.

Anteriormente, cientistas da USP desenvolveram um método que prevê a gravidade da covid-19 através do plasma sanguíneo.

Polícia de Nova Iorque dá AirTags para tentar evitar roubos de carrosPolícia de Nova Iorque dá AirTags para tentar evitar roubos de carros

Dispositivos da Apple vão ser usados para inibir criminosos e rastrear os veículos roubados; inicialmente, o Bronx será a região que mais receberá as doações

Devido à alta taxa de roubos de veículos na cidade, policiais de Nova Iorque anunciaram que vão entregar 500 AirTags para os cidadãos. O objetivo é o de desencorajar os criminosos a furtarem e de facilitar o encontro dos carros roubados na região. Os gadgets foram doações da organização sem fins lucrativos chamada "Association for Better New York".


AirTag
Foto: Divulgação/Apple / Tecnoblog

O anúncio foi feito durante uma coletiva no fim de semana, no qual o prefeito de Nova Iorque, Eric Adams, chamou os itens da Apple de "peças de engenhosidade realmente incríveis". A maioria dos 500 AirTags serão distribuídas na região do Bronx, local que teve um aumento de 24% no furto de veículos apenas neste ano, em comparação a 2022.

Eric Adams continuou seus elogios para o aparelho da maçã:

Este dispositivo simples, este simples AirTag, escondido na localização de um carro que uma pessoa não conhece, é um excelente dispositivo de rastreamento. É fácil monitorar. Você pode ver em tempo real onde o veículo está localizado.

Além disso, as autoridades usarão drones para prevenir furtos e fazer buscas dos veículos na cidade. Os roubos de carros aumentaram 13% em Nova Iorque em 2023, se compararmos com o mesmo período do ano passado. Assim, a polícia está buscando alternativas para evitar que esse número fique ainda maior.


A polícia de Nova Iorque apresentando o projeto
Foto: Reprodução / Internet / Tecnoblog

Plano é bom, mas não é perfeito
As autoridades da cidade acreditam na agilidade do uso dos AirTags da Apple, ressaltando a forma mais eficaz de usar o dispositivo. John Chell, Chefe de Patrulha da Polícia de Nova Iorque, afirmou na coletiva:

Seu telefone será alertado. Você sabe que alguém está em seu carro que não deveria estar e/ou foi roubado. Ligue para o 911 o mais rápido que puder. Você diz aos policiais envolvidos Eu tenho um AirTag, e eles irão imediatamente sair em busca com o aparato de apreensão em toda a cidade. O sinal do aparelho indicará exatamente para onde eles devem seguir.

No papel, tudo funciona perfeitamente, contudo, há defeitos nesse plano.

Primeiramente, o AirTag faz um barulho sempre que estiver longe de seu dono por um intervalo de 8 a 24 horas. Sempre que o dispositivo der o sinal automaticamente, o iOS vai alertar iPhones próximos. O usuário teria que colocar o objeto escondido no veículo, mas o som acabaria avisando os ladrões. Assim que encontrassem o item, eles poderiam simplesmente se desfazer e seguir com o automóvel.

Ademais, stalkers passaram a usar os AirTags para espionar pessoas, algo que a Apple tenta combater frequentemente. Os criminosos podem tentar utilizar o gadget para marcar seus alvos e rastreá-los quando estiverem sozinhos.

(Fonte: Ricardo Syozi - 9to5Ma) - 01/05/2023
Usuários estão postando o filme Super Mario Bros na íntegra no Twitter

Filme Super Mario Bros. foi encontrado na íntegra no Twiiter e ficou três dias "em cartaz" de forma ilegal na rede social

Aos poucos, o Twitter parece virar uma terra sem regras e sem lei. Após a remoção dos selos verificados pré-existentes e a conseguinte redistribuição compulsória — e sem critérios claros — do check para alguns famosos, agora a plataforma do passarinho está abrindo espaço para a pirataria.

O filme Super Mario Bros. foi encontrado na íntegra e ficou três dias "em cartaz" de forma ilegal na rede social até ser removido nesse último domingo (30). As contas que compartilharam o material na plataforma foram suspensas.

Falta de moderação no Twitter
O longa-metragem é uma parceria da Nintendo com o estúdio de animação Illumination, responsável também pelos sucessos Meu Malvado Favorito, Minions e Sing, e tem distribuição pela Universal. A produção com Mario, Luigi, Peach e companhia segue em exibição exclusiva nos cinemas até o final de maio e já arrecadou mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais.

A disponibilização do filme pelo Twitter viola a lei de direitos autorais e patrimoniais da obra e se caracteriza como pirataria. As duas contas que foram identificadas e suspensas pelo compartilhamento somaram 9,3 e 8,5 milhões de visualizações da produção.

O material chegou à plataforma de maneira ilegal após algumas mudanças realizadas por Elon Musk na rede social. O novo Twitter Blue, por exemplo, permite que os assinantes publiquem vídeos de até 60 minutos — aumentando consideravelmente o limite anterior da rede do passarinho. O filme do Mario, vale notar, estava dividido em duas partes: a primeira hora; e os 32 minutos restantes.


Foto: Divulgação/Universal Pictures / Canaltech

Outra mudança provocada por Musk que afeta diretamente os conteúdos publicados é a redução dramática de funcionários do Twitter. Em janeiro, uma nova demissão em massa na companhia teve como foco o time de moderação; justamente a equipe que poderia evitar casos como esse de violação de lei de direitos autorais.

Além do filme Super Mario Bros., outras produções cinematográficas foram vistas circulando na íntegra pela rede social nos últimos dias, incluindo Avatar: O Caminho da Água.

(Fonte: Guilherme Haas Canaltech) - 01/05/2023
47 das 70 maiores economias do mundo agora têm redes 5G ativas

A internet de 5ª geração atingiu um ponto de virada global, sendo ativada em 47 das 70 maiores economias do mundo.

A internet de 5ª geração atingiu um ponto de virada global, sendo ativada em 47 das 70 maiores economias do mundo — elencadas com base no Produto Interno Bruto (PIB) —, conforme demonstra um levantamento da VIAVI Solutions Inc. A sétima edição do "The State of 5G" revelou que existem 2.497 cidades no mundo com redes comerciais 5G, em 92 países.

A pesquisa ainda apresenta outras grandes tendências relacionadas às implantações 5G. Em 2022, pela primeira vez, os Estados Unidos superou a China, alcançando o primeiro lugar no ranking de países com mais cidades 5G.

Os EUA apresentaram um crescimento de 69% em relação ao número de cidades 5G, saindo de 297 para 503, enquanto a China permanece com as 356 desde 2021. Apesar de ter perdido em quantidade, a China continua à frente nas outras métricas-chave, como a amplitude de cobertura 5G, velocidade de dados, número de assinantes e estações base implantadas.


Foto: Reprodução/rawpixel.com / Canaltech

5G "puro" ganha força ao redor do mundo
As redes 5G standalone (SA) são aquelas construídas usando um novo núcleo 5G, ou seja, operam de maneira independente da infraestrutura 4G existente. Essa modalidade, também chamada de "5G puro", está ganhando espaço ao redor do mundo e oferece uma gama mais ampla de usabilidade, além de mais modelos de monetização, se comparadas às redes non-standalone (NSA).

Apesar de não ter aparecido na pesquisa, o Brasil apresentou uma crescente na liberação das redes para a ativação do 5G puro nas cidades brasileiras. No último mês, a Anatel liberou o sinal de internet móvel para mais 347 municípios. A ativação da conexão fica de responsabilidade da operadora de telecomunicações.

A internet de 5ª geração como um acontecimento global
Para Sameh Yamany, CTO da VIAVI Solutions, o ano de 2022 foi um período de graduação do 5G pelo mundo. "A rede evoluiu de um fenômeno dos mercados desenvolvidos para um acontecimento global", afirma. Segundo a executiva, em nível técnico, o crescimento da rede 5G standalone expandiu os recursos e a expectativa é de redes e negócios mais sofisticados.

"No próximo ano, o foco principal será a qualidade da rede e o desenvolvimento adicional das tecnologias Open RAN - e faremos nossa parte para garantir que elas sejam o mais bem-sucedidas possível", conclui.

O infográfico "The State of 5G" está disponível para download no site da empresa.

(Fonte: Giovana Pignati) - 25/04/2023
Listando: 25 de 1515

Anuncie

Sobre o Portal da 25 de Março

O Portal da 25 de Março foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área doméstica em geral.