A desenvolvedora Adobe oficializou nesta segunda-feira (17) o lançamento comercial do Adobe Fresco, novo app de pintura e desenho da empresa que tem funções tanto para amadores que querem praticar ou se divertir quanto para profissionais que desejam criar trabalhos incrÃveis em ilustração e pintura.
Foto: TecMundo
O aplicativo foi mostrado pela primeira vez em outubro de 2018 e tinha o nome de Project Gemini. Agora ele não só foi rebatizado como foi confirmado como um dos integrantes da famÃlia de serviços e produtos da Adobe, voltado para a "criatividade espontânea" e trabalhos feitos de forma mais orgânica, sem tantos cálculos e recursos automáticos.
O vÃdeo abaixo mostra como funciona o Adobe Fresco na prática, que a marca diz ser totalmente voltado à criatividade do usuário.
O serviço foi batizado em homenagem à técnica de pintura em uma superfÃcie úmida e tenta recriar essa sensação. Tons realistas foram adicionados, além das cores comuns e de Live Brushes que usam inteligência artificial para recriar o comportamento da mistura com outras tintas, como se o display fosse mesmo uma tela.
O Photoshop terá uma integração bastante direta com o Fresco em compartilhamento de ferramentas. Além disso, também será possÃvel editar arquivos em PDF do Illustrator, também da Adobe.
Disponibilidade
O app ainda está em desenvolvimento e será disponibilizado de forma gratuita aos usuários, chegando primeiro ao iPad. Ainda não há uma data de lançamento, mas ele já está em fase de testes com grupos selecionados de usuários.
O evento re:MARS da Amazon não revelou apenas o fato de que o ator Robert Downey Jr. quer empregar nanotecnologia para limpar nosso planeta. Na ocasião, também foi mencionado que a empresa pretende fazer com que a assistente Alexa passe a ter conversas mais naturais com os usuários.
Foto: TecMundo
Segundo a companhia, a assistente seria capaz de entender com mais facilidade algumas ações para as quais era necessário chamá-la várias vezes. Por exemplo, até o momento, caso precise marcar algum evento, o usuário deve primeiro mencionar um cinema no qual deseja ver um filme e depois procurar por um restaurante por perto de maneira separada, mas isso vai mudar e a Alexa será capaz de manter
o contexto do assunto até ele ser finalizado.
"Estamos pensando em um mundo onde os usuários vão conversar mais naturalmente com a Alexa: transições sem interrupções, fazer perguntas, realizar escolhas e falar da mesma forma como se fosse com um amigo, membro da famÃlia ou colega de trabalho. Nosso objetivo é tornar tudo mais direto entre o consumidor e a Alexa", explicou Rohit Prasad, vice-presidente e chefe dos cientistas que
trabalham com a assistente.
Vale mencionar, ainda, não há uma data para que essa novidade esteja disponÃvel para os usuários da assistente da Amazon. É sabido apenas que esse sistema deve ser implementado nos próximos meses, inicialmente nos Estados Unidos.
O G20 (Grupo dos 20), formado pelas maiores economias do mundo, tem planos para implementar um imposto único para multinacionais de tecnologia, como Google, Apple, Facebook etc. Segundo a Reuters, um comunicado do G20 mostra que a taxa digital seria um caminho para bloquear brechas usadas para empresas para fugir de impostos especÃficos.
Foto: TecMundo
Os EUA têm um medo claro: que exista discriminação contra empresas estadunidenses
A meta é que o G20 consiga se organizar em um consenso até 2020 em uma abordagem de "dois pilares": o primeiro deles seria que os paÃses devem taxar empresas baseados em serviços e bens vendidos, não local fÃsico de onde atua; o segundo pilar seria a garantia de uma taxa mÃnima global para bloquear estratégias de empresas para fugir do imposto.
Por enquanto, nota a Reuters, os EUA têm um medo claro: que exista discriminação contra empresas estadunidenses. Enquanto isso, paÃses do G7 também têm problemas com o segundo pilar da legislação.
Com a nova estratégia, a marca estaria aproximando a experiência do Mac à descentralização do iPhone e do iPad
A Apple vai encerrar o iTunes. Nesta segunda-feira, 3, durante evento para desenvolvedores na Califórnia, nos Estados Unidos, a empresa anunciou que vai desmembrar seu serviço de streaming e armazenamento de conteúdo em três aplicativos diferentes: Podcasts, TV e Música. A novidade estará disponÃvel na próxima versão do sistema operacional do computador da Apple, o macOS.
Com a nova estratégia, a marca estaria aproximando a experiência do Mac à descentralização do iPhone e do iPad - esses dispositivos já possuem os três aplicativos em questão. A ideia também é possibilitar aos usuários a sincronização manual entre o iPhone e outros dispositivos iOS.
O fim do iTunes representa o enfraquecimento da era de downloads. Apesar de aplicativos com o Apple Music e o Apple TV permitirem que o usuário compre e faça download de conteúdo, a essência das plataformas é a assinatura de streaming.
A Apple afirma que o iTunes para o sistema Windows também receberá atualizações.
O iTunes foi lançado em 2001 e funcionava como biblioteca para músicas, vÃdeos e podcasts desde então, sendo um dos responsáveis pela era do mp3.
Já havÃamos contado que a Microsoft iria lançar uma versão do game Minecraft em realidade aumentada para comemorar os 10 anos do jogo: o Minecraft Earth. Agora, durante a WWDC 2019 — a convenção anual para desenvolvedores da empresa —, pudemos ver um pouco mais como isso vai funcionar.
O jogo funciona usando realidade aumentada da mesma maneira que acontece com Pokémon Go: a tela do celular compreende aquilo que enxerga nos arredores usando a câmera e insere elementos virtuais — no caso de Minecraft, os cubinhos e personagens do game. Usando o smartphone você pode interagir com as estruturas assim como faz no jogo "normal".
Foto: TecMundo
Na WWDC 2019, pudemos ver um pouco do gameplay e como as imagens aparecem no nosso celular interagindo com o mundo real. Também deu para ver como funciona o jogo com mais de um jogador — e você pode ver o que estão fazendo no cenário em tempo real. A Microsoft deve lançar um Beta de Minecraft Earth ainda no terceiro semestre de 2019, mas ainda não há data de liberação geral para o público.
Confira o gameplay completo na transmição do TecMundo da WWDC 2019:







